O Tigre-Siberiano é o maior felino existente na natureza, os machos chegam a pesar 300 quilos.
Comparados a outras subespécies de tigres os siberianos tem uma palagem mais grossa e mais clara, devido ao clima frio do lugar onde vivem pois os invernos são rigorosos e com neve.
Vivem em florestas de carvalho e suas presas são alces, javalis, renas e cervos.
Em alguns casos raros chegam a caçar ursos-pardos.
O tigre-siberiano é um caçador solitário e de hábitos noturnos. ele caça á noite ou ao amanhecer e reserva o resto do tempo para dormir.
Em uma só noite percorre de 10 km a 20 km de distância
Alcança uma velocidade de 80 km/h e pode saltar a uma altura de 5 a 6 metros, mas não escala arvores.
Aproxima-se de sua presa sem ser percebido, a mais ou menos 20 metros de distância se abaixa e caminha quase se arrastando pelo solo durante um trecho, salta para frente e tenta morder
o pescoço da vitima enquanto a imobiliza pelos ombros ou pelas costas.
Até o começo do século XX os tigres-siberianos viviam espalhados pela região nordeste da China, sudeste da Sibéria, Coréia e nordeste da Mongólia.
Em 1905 foram encontrados tigres na região do rio Aldan, a60 graus de latitude de norte, mesma latitude de cidades como São Petersburgo, Oslo, Uppsala e Estocolmo.
Segundo estudos os tigres-siberianos podem desaparecer.
As grandes ameaças que pairam para com os tigres-siberianos são o comércio de órgão na medicina chinesa e a destruição de seu habitat. A Sibéria concentra grandes áreas de florestas e isso é um grande atrativo para empresas madeireiras.
O tigre-siberiano esta entre os animais com maior risco de extinção.
legal.....
ResponderExcluir