Tem um focinho esguio, com orelhas longas e pontiagudas, e uma cauda espessa e vistosa com cerca de cinquenta cm de comprimento. A pelagem na maioria das vezes é castanho-avermelhada, e as patas estão dotadas de garras não retráteis.
O corpo e a cabeça apresentam um comprimento que pode vaiar entre sessenta a noventa centímetros, e peso entre cinco a dez quilos. As fêmeas são sensivelmente menores que os machos.
É um animal com atividades crepuscular e dieta quase exclusivamente carnívora. Dela fazem parte pequenos
mamíferos: coelhos, lebres, ouriços-cacheiros, aves, peixes, insetos e ocasionalmente frutos silvestres e cultivados.
Os desperdícios humanos são também procurados e épocas de maior carência, sendo por isso comum aproximarem-se de lixeiras próximas de centros urbanos.
Consomem cerca de quinhentos gramas de alimentos por dia.
O que caça e não consome no próprio dia esconde para consumo posterior. Chega a ter cerca de vinte esconderijos de comida, conseguindo lembrar-se de todos.
Nas zonas rurais, por vezes assalta os galinheiros, tendo o hábito de matar em excesso, o que lhe vale uma má fama entre essas comunidades.
Vive em grupos, formados por um macho adulto e várias fêmeas.
As raposas constituem casais apenas na época do
acasalamento, que ocorre em meados
Uma vez estabelecido um casal ocupa um pequeno território que passa a defender de outras raposas.
Os filhotes nascem após um período de cinquenta dias de gestação, e seu numero e tamanho variam conforme a espécie e o ambiente.
Nos dias que sucedem ao nascimento, o macho traz o alimento para a fêmea enquanto ela cuida dos filhotes na toca, mais tarde o casal passa a caçar para alimentar os filhotes. Em meados do verão as jovens raposas começam a caçar sozinhas e se tornam auto suficientes no outono. No inicio do inverno, os filhotes deixam o território e a família de desfaz.
Os habitats das raposas são regiões de clima temperado. Podemos encontrar este animal na América do Norte, Austrália, Eurásia, Norte da Europa e Norte da África.
Escolhem locais para viver em que podem encontrar alimentação em grande quantidade.
Utilizam tocas escavadas e protegidas pela vegetação, construídas por ela própria ou aproveitando as de texugos ou coelhos.
Uma raposa saudável vive, em média dez anos de idade.
As principais espécies são: raposas-das-estepes, raposa-vermelha (mais conhecida), raposa-do-ártico, raposa-cinzenta, raposa-orelhuda, raposa-do-campo e raposa-das-ilhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário