terça-feira, 23 de outubro de 2012

BABUÍNO ANÚBIS



O Babuíno Anúbis (Papio Anubis) é membro da família Cercopithecidae (macacos do velho mundo).
A espécie é a mais espalhada de todas as espécies de babuínos.
É encontrada em vinte e cinco países através da África, estendendo-se do sul de Mali até a Etiópia e a Tanzânia. Populações isoladas também são encontradas em algumas das montanhas das regiões do Saara.
Essa espécie habita savanas, estepes e florestas.
O babuínos Anúbis é nomeado assim por causa da sua semelhança com o antigo deus egípcio anúbis, que era freqüentemente representado por uma cabeça de cão muito parecida com a face do babuíno. De perto, possui coloração múltipla, devido a anéis marrom-amarelados e pretos nos seus pelos. De longe, a impressão é de possuir coloração coloração cinza-esverdeada.



Essa designação genética para antropóides cercopitecídeos do gênero Papio e afins, caracterizados pelo focinho pontudo, caninos grandes, bochechas volumosas e calosidades na nádegas. 
Esse animal sei-quadrúpede da ordem dos primatas que mede até setenta centímetros de comprimento.
Vive na África e seu habitat natural é nos campos abertos (savana, pastagens ou terrenos rochosos).




Geralmente os babuínos vivem em grandes bandos comandados pelos machos dominantes.
Ao contrário do que ocorre com a maioria das outras espécies, quase não há disputas pelo controle do bando ou pelo direito de se acasalar com as fêmeas, o único privilégio que os machos dominantes têm é de se alimentar primeiro quando se encontra alimento.
Os babuínos são onívoros (omnívoros), isto é comem muitos tipos diferentes de alimento.
A sua dieta, entretanto, vária de acordo com a estação do ano, o território que está sendo habitado, a idade e o sexo do individuo.
As fêmeas e os filhotes recém-nascidos, por exemplo, alimentam-se de capim, já os filhotes mais desenvolvidos comem casca de árvore, insetos e lagartos.


Ao contrário dos macacos, os babuínos passam a maior parte do tempo no chão. Suas caudas não são preênsis. 
Os babuínos são grandes lutadores e demonstram pouco medo de outros animais, inclusive seres humanos.
todos têm hierarquias fortes e complexas dentro do grupos familiares.
Os machos possuem uma juba e são maiores e mais pesados do que as fêmeas.
Em média, machos têm setenta centímetros de altura e vinte e quatro quilos. Já as fêmeas medem setenta centímetros e pesam quinze quilos.
As fêmeas dos babuínos atingem a sua maturidade sexual aos dois anos de idade, mas o seu índice de fertilidade só se evidencia aos quatros anos de idade. Têm um período de gestação de cerca de seis meses e dão à luz apenas uma cria.



As crias são profundamente dependentes das progenitoras e são freqüentemente vítimas de acidentes e das brigas entre os machos que se disputam uns aos outros para procurar dominar o grupo.
Um babuíno macho adulto pode viver de três a quatro dezenas de anos.

Um comentário:

  1. linda ortografia e o texto está rico em detalhes muito obrigado por fornecer esse produto para nois

    ResponderExcluir